Cervejarias Green Lab e Antuérpia lançam a primeira Toast Ale brasileira

Receita é produzida com pães que seriam descartados por padarias

Em ação inédita as cervejarias Green Lab, do Rio de Janeiro, e Antuérpia, de Minas Gerais, lançam a primeira toast ale brasileira. Produzida sob licenciamento da inglesa Toast UK, que detém a patente do projeto que trabalha com aproveitamento de pão no preparo de cervejas. À frente da produção estão Carlos Emilio Freitas, fundador da Green Lab, e Giancarlo Vitale, cervejeiro da Antuérpia, aonde a receita foi produzida. Na Toast Ale brasileira são utilizados, além de lúpulo, fermento e água, 180 quilos de pão não comercializados e coletados pela cervejaria, que seriam descartados por padarias.

A Toast Ale brasileira é uma cerveja no estilo Craft Lager com teor alcoólico de 5%, IBU 26 e produzida na Cervejaria Antuérpia com os lúpulos Perle, Saaz e Hallertau Mittelfruh. Foram produzidos inicialmente 3 mil litros da receita, entre chope e cerveja, sendo essa última disponível em garrafas de 355 ml (preço sugerido: R$ 12). Para a produção, foram utilizados 180 quilos de pão coletados em padarias da cidade de Juiz de Fora, Minhas Gerais. Após a coleta, a cervejaria cortou e macerou o ingrediente a ser utilizado no processo de fermentação.

O trabalho foi acompanhado pela Gastromotiva, instituição sem fins lucrativos que enxerga a comida como agente de transformação social. Ao final, a ONG transportou uma parte do resíduo de cevada da brassagem até a sede da instituição, no Rio de Janeiro, aonde foi reutilizada para a produção de pães, fechando assim um ciclo sustentável. A Toast Ale foi lançada na edição 2017 do Mondial de la Bière, no Rio de Janeiro.

O que é uma Toast Ale 

Você sabia que mais de 40% do total de pão produzido no mundo é desperdiçado? Com a intenção de mudar essa realidade, a inglesa Toast criou em 2015 uma receita que utiliza farelo de pão na brassagem e confere à bebida notas de caramelo, pão tostado e nozes. Toast Ale não é um estilo de cerveja, mas sim um projeto de sustentabilidade. O conceito dá nova vida a pães artesanais que seriam descartados no fim do dia. A Toast inglesa está disponível em três estilos distintos: Craft Lager, Pale Ale Session IPA. A Toast UK já produziu 56 mil litros de cerveja, para os quais utilizou 6 mil quilos de pão que seriam descartados.

Sobre a Green Lab: 

A Green Lab produz atualmente 5 rótulos, que totalizam uma produção de 10 mil litros de cerveja mensalmente. Disponíveis em formato de garrafa, lata e chope, podem ser encontrados em mais de 200 pontos de venda, distribuídos entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Sobre a Cervejaria Antuérpia 

Instalada em Matias Barbosa, MG, a Antuérpia iniciou sua produção em 2009 inicialmente para atender à demanda dos restaurantes da família. Atualmente a fábrica tem capacidade produtiva de 200 mil litros, e 12 rótulos próprios com distribuição nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de produzir cerveja para diversas marcas independentes do Rio de Janeiro.

Ficha técnica Toast Ale: 

Nome da cerveja: Toast Ale Craft Lager

Estilo: Craft Lager

Formato: Garrafa de 355 ml

Fábrica: Antuérpia

Preço sugerido: R$ 12,00

Teor alcoólico: 5%

IBU: 26 de amargor

Lúpulos: Perle, Hallertau Spalter e Hallertau Mittelfruh

Produção inicial: 5 mil garrafas de 355 ml (1800 litros de cerveja) e 700 litros de chope.

Detalhes: pão utilizado na brasagem (180 Kg).

Pontos de venda: 

Rio de Janeiro: 

Bar Antuérpia – Avenida Ataulfo de Paiva, 1079 F – Leblon – Tel.: (21) 2541-1941

Delirium Café – Rua Barão da Torre, 183 – Ipanema – Tel.: (21) 2502-0029

Yesteria – Rua Pereira Nunes, 266 – Vila Isabel – Tel.: (21) 3579-3003

São Paulo: 

Delirium Café – Rua Ferreira de Araújo, 589 – Pinheiros. Tel.: (11) 2495-2225

Empório Alto dos Pinheiros – Rua Vupabussu, 305 – Pinheiros. Tel.: (11) 3031-4328

Be the first to comment on "Cervejarias Green Lab e Antuérpia lançam a primeira Toast Ale brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.