DUM fatura dois prêmios no melhores do ano

Jan Kubis é tricampeã como “Melhor Lager brasileira” e Petroleum leva como “Melhor Stout”

A DUM cervejaria comemora dupla conquista no prêmio “Melhores do Ano na Cerveja – 2015”, cujo resultado foi divulgado nesta terça-feira (16/2). A cerveja Jan Kubis recebeu pela terceira vez consecutiva o título de “Melhor Lager Produzida no Brasil”. Já a Petroleum foi eleita como a “Melhor Stout Produzida no Brasil – 2015”, pela segunda vez, em anos não consecutivos.

A pesquisa é promovida pelo jornalista Roberto Fonseca e visa apontar o que ocorreu no ano com a nobre bebida no País. Todos os anos “Bob”, como é mais conhecido por conta do seu blog especializado “latinhasdobob”, convida consumidores, produtores, distribuidores e comerciantes de cerveja de todo o Brasil para avaliarem as melhores representantes de diversas categorias.

Os integrantes da votação são escolhidos pelo considerado crítico e as cervejarias concorrentes estão entre as melhores do mercado nacional, esse ano foram 360 participantes. Um crescimento significativo se compararmos com os números da primeira edição realizada em 2009, que na época contou com cerca de 30 votantes. Outra diferença na edição deste ano foi a inclusão de novas categorias.

O tricampeonato da Jan Kubis foi muito comemorado pela DUM, já que a cerveja foi criada para consumo pessoal e que agradasse os seus próprios paladares, sem pretensões comercias – além de ser da família Lager, a mais consumida no País.

DUM NA “MELHORES DO ANO”

Em 2012, a DUM Cervejaria começou a figurar entre as concorrentes da enquete pela primeira vez e surpreendentemente recebeu o maior número de votos daquele ano, ganhando a categoria de Melhor Cerveja Caseira 2011, com a Petroleum. O título foi uma grata surpresa para os criadores Júlio Amorim Moutinho, Luiz Felipe Araujo e Murilo Foltran, que chegaram à receita dessa Imperial Stout buscando fazer algo que não encontravam para comprar. Em 2013, depois de parceria com a Wals, a Petroleum ganhou uma nova versão, que conquistou a categoria de “Melhor Cerveja Ale 2012 produzida no Brasil”.

Em 2014, meses após o lançamento da cerveja Jan Kubis, a DUM ganhou a votação para “Melhor Lager Nacional – 2013”. Mérito que se repetiu em 2015 e agora novamente em 2016, colocando a DUM entre as cervejarias mais conceituadas pelos consumidores que entendem do assunto.

JAN KUBIS

O nome Jan Kubis é uma homenagem a uma personalidade tcheca, um soldado da Segunda Guerra Mundial que matou um dos principais oficiais alemães, Reynard Heidrich, conhecido como Carniceiro de Praga. Esta ação foi uma das únicas operações de agente infiltrado bem sucedida durante o conflito. Jan Kubis é uma cerveja limpa, ressaltando o malte e a alta carga de lúpulos americanos, aromática, com final seco e amargo. Perfeita para os dias de calor. Jan Kubis possui um teor alcoólico de 5,3% e IBU de 53, além de um alto drinkability.

Jan Kubis (1)

PETROLEUM

Cerveja negra como o Petróleo, com adição de cacau e aveia. Seus 12% de teor alcoólico estão bem inseridos com notas aromáticas marcantes de café e chocolate meio amargo, proveniente dos maltes tostados e adição de cacau belga. O sabor segue o aroma, e apresenta um amargor muito pronunciado para equilibrar as características do malte e do álcool. O corpo é muito denso e cremoso, o retro gosto prolongado e aquecedor é bastante marcante. A receita da Petroleum foi desenvolvida em 2010, quando não existiam Imperial Stouts desse calibre no Brasil. A proposta era fazer algo novo que só chegava até o Brasil em livros de cerveja. Depois de provarem alguns exemplares que o Murilo, um dos sócios, trouxe da Europa na mala, os meninos da DUM montaram a receita que desejavam: algo forte e marcante, para aquecer o inverno curitibano. Com a receita em mãos, eles foram para as panelas.

Petroleum (1)

Como exageraram um pouco na quantidade de malte para o tamanho do equipamento que tinham, foram necessárias 24 horas para fazer a primeira brassagem de Petroleum. Depois de dois meses fermentando e maturando, a cerveja pronta foi apresentada para outros cervejeiros curitibanos provarem. E foi unânime a aprovação. A Petroleum foi conquistando o paladar de todos, até chegar as mãos da família Wäls em 2012, época que desejavam lançar uma cerveja preta. Assim, foi fechada uma parceria para iniciar a produção da Wals Petroleum, que já ganhou medalhas de ouro em diversos concursos pelo mundo. Em 2013 foi iniciada a produção na Cervejaria Curitiba, onde também são produzidas as cervejas da Gauden Bier, Tormenta, Morada e Fucking Bier.

Siga a DUM Cervejaria

Site: www.dumcervejaria.com.br
Fan Page: www.facebook.com/DumCervejaria
Canal: www.youtube.com/DUMcervejaria
Instagram: @dumcervejaria
Twitter: @dumcervejaria

Crédito das fotos das cervejas: Leandro Rossi
Crédito da foto dos sócios: Jana Rizziolli

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

Be the first to comment on "DUM fatura dois prêmios no melhores do ano"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.