Já ouviu falar em Social Beers?

Social BeersSocial Beers

Social Beers

Creio que todo mundo de alguma forma j· tenha participado de alguma vaquinha para a cerveja. Isso È um tanto comum entre amigos, em especial naqueles churrascos que se estendem muito mais que o previsto e a cerveja acaba.

E por qual o motivo fiz essa breve introdução?

A ideia da vaquinha para a cerveja evoluiu para um patamar superior! Estou falando do Social Beers um crowdfunding, e ai vem a pergunta, o que È o crowdfunding?

O financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo È muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

É usual que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores a meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores.

Mas o papo aqui é sobre cerveja!!!

Como Funciona?

O Social Beers È uma plataforma que facilita, por meio de um financiamento colaborativo, a fabricação de cervejas artesanais. Todos os projetos para fabricação de cervejas tem que ter um objetivo de arrecadação e um prazo. Nesse intervalo, o dono da cerveja tem que engajar sua rede de contatos e sua comunidade pra conseguir reunir o recurso que solicitou. O Social Beers pode auxiliar em todo o processo: busca por receita da cerveja, desenvolvimento do rótulo, contato com cervejarias, etc… Quando acabar o prazo final, teremos duas opções:

– Cerveja feliz: se o valor solicitado for atingido ou superado, a cerveja È fabricada, descontada a taxa de administração do Social Beers, que pode variar dependendo do suporte necessário pelo mestre-cervejeiro, mas sempre acordado antecipadamente.

– Cerveja triste: se o valor solicitado não for atingido, a gente devolve as contribuições para todos os apoiadores e o mestre-cervejeiro não leva nada.
Dessa forma, todos tem, desde o começo, o conhecimento e a transparência das condições em que a cerveja será produzida e se a cerveja não for produzida, os apoiadores não serão recompensados com a cerveja, porem terão seu dinheiro de volta ou terão crédito para apoiar outros projetos.

Social Beers

Social Beers

É uma ótima oportunidade para testar ideias. Se você não conseguir o apoio necessário, pode ser que a idéia para sua cerveja ainda não esteja boa – afinal, quem manda é o público.
Dá uma motivação extra. Todo mundo que gostou e se empolgou com o projeto passa a se esforçar pra divulgá-lo, principalmente na reta final, quando o prazo está chegando ao fim.

Edição em andamento:

Em 2009, Tony Aiex resolveu começar a escrever sobre música em um blog chamado “Tenho Mais Discos Que Amigos!” (TMDQA!: http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/) por dois motivos: primeiro, estava de saco cheio do trabalho caótico e sem horários que tinha em uma operadora de telecomunicação, e segundo que ouvia muita música boa vindo lá de fora e, ao mesmo tempo, via muita gente reclamando aqui que não tinha o que ouvir.

Resolveu fazer essa ponte tanto para ter um hobby quanto para mostrar ao público brasileiro o que estava sendo lançado lá fora, principalmente com a grande volta dos discos de vinil.

De lá pra cá, o que era um blog sobe discos virou um dos maiores e mais respeitados sites de música do Brasil e o que era hobby virou trabalho levado cada vez mais a sério.

Para celebrar os 5 anos de TMDQA!, Tony resolveu unir duas de suas maiores paixões, a música e a cerveja artesanal, e o resultado está no Social Beers, por meio da parceria com a cervejaria Insana que desenvolveu uma Witbier especialmente para esse projeto, utilizando as tradicionais cascas de laranja, coentro e o lúpulo alemão Magnum que, diferente to usual Tettnanger, trará um amargor mais marcante nesta cerveja.

Enfim, È um projeto super interessante e vale realmente conhecer e participar. Eu já garanti a minha cota!

Confere lá no site.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.