Lamas lança guia de cerveja no barril

lamas

Kegs facilitam processo de envase e permitem rápida carbonatação

Quem é cervejeiro caseiro sabe que uma das etapas mais trabalhosas do processo de fabricação é o envase. Lavar garrafa por garrafa, tirar o rótulo, sanitizar, fazer o priming, encher uma a uma, colocar tampinha… ufa! Só nisso aí já se foi uma manhã inteira. O embarrilamento (envase em barril) parece ser um procedimento ainda mais complexo, ainda mais quando falamos em carbonatação forçada com CO2, cilindros, etc. Mas, será que é tão difícil assim mesmo?

Embarrilar cerveja não é tão complexo como se pensa. Essa parafernália hi-tech, na verdade, torna o processo bem mais rápido e prático. Em vez de sanitizar dezenas de garrafas e passar horas arrolhando, tudo é feito de uma só vez. Além disso, A utilização de kegs permite uma rápida carbonatação da cerveja, de modo que se pode bebê-la quase que imediatamente.

Para ajudar o cervejeiro nessa missão de embarrilar, o Lamas Brew Shop criou um manual (clique aqui para acessar) que ensina todos os detalhes de como colocar a cerveja em barril, tirando todas as dúvidas sobre post mix – os famosos barris tipo cornelius. O guia traz dicas de limpeza, higienização, carbonatação e utilização dos equipamentos.

Em Belo Horizonte, no Lamas BH, é possível encontrar todos os equipamentos necessários para embarrilar e servir a cerveja direto do barril, como válvulas, torneiras, conectores e kits de extração. “Também podemos dar consultoria na hora do embarrilamento, para mostrar na prática como montar e utilizar os equipamentos”, explica o empresário José Bento Valias Vargas, sócio do Lamas BH.

Ainda mais simples

E para quem não quer utilizar gás e nem servir toda a cerveja de uma só vez, uma opção é a mini keg de 5 litros com torneira (R$ 65). Feita com folhas de flandres, resistente e impermeável a perdas de gás, ela bloqueia totalmente a passagem de luz. A cerveja é extraída pela torneira acoplada na base, por gravidade (sem necessidade de injeção de CO2). Com este equipamento, o cervejeiro pode fazer o priming diretamente no barril ou já colocar a cerveja carbonatada dentro dele.

About the Author

Leandro Martins
Gostou da brincadeira e entrou para o grupo, está buscando a cerveja perfeita, enquanto ela não vem, vai aprendendo um pouco mais a cada gole!

Be the first to comment on "Lamas lança guia de cerveja no barril"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.