Meara traz com exclusividade para o Brasil a Kasteel Trignac XII

Cerveja Trignac XII

A primeira tripel maturada em barris de conhaque insere mais sofisticação ao se degustar uma boa cerveja

A Kasteel Trignac XII (2013) é uma cerveja Tripel amadurecida em barris de conhaque francês, apresentada inicialmente em 2013 pela cervejaria Castle Brewery Van Honsebrouck e que chega ao mercado brasileiro – com exclusividade – por intermédio da Meara Importação e Distribuição.

A cerveja, cujo nome faz referência à comunidade francesa de Trignac, teve produção limitada a 30.000 garrafas numeradas, sendo que para o Brasil veio lote único de 600 garrafas. Esta é a cerveja mais exclusiva produzida pela Castle Brewery Van Honsebrouck e também a mais alcoólica.

A Kasteel Triple é a base da Trignac XII que entra nos barris de carvalho (que antes de servirem para a maturação da cerveja são usados para amadurecer conhaque francês em um processo lento que dura dois anos e meio) com teor alcoólico de 11% ABV e após o processo de maturação é engarrafada com 12% ABV. Isso se deve ao fato de que as barricas utilizadas contém certa quantidade de conhaque absorvidos pela madeira e liberados na cerveja durante o amadurecimento.

A Kasteel Trignac XII é uma cerveja de alta fermentação, refermentada na própria garrafa e que realmente vale a pena ser degustada.

Cerveja Trignac XII

Informações Técnicas:

Ingredientes: Água, malte, lúpulos belgas, levedura e açúcar.

Temperatura de Serviço: 12ºC

Apresentação: Garrafas de 750ml

Copo de Serviço: A cerveja deve ser servida em sua própria taça (taça de vinho Bordeaux) ou Snifter.

Dicas de Harmonização: Esta é a cerveja perfeita para desfrutar lentamente após um jantar requintado ou com um prato de queijos belgas.

Aparência: De cor amarelo dourado com pequena turbidez.

Aroma: Notas de frutas cítricas, uvas verdes e de conhaque são explícitas, um pouco de damasco também é notado. Excelente cabeça de espuma, de coloração castanho claro, com baixa persistência e baixo lacing. Carbonatação generosa e prolongada

Sabor: Álcool perceptível, ésteres frutados com presença de pêssego e uvas verdes, sabor de vinho branco seco. O dulçor maltoso praticamente desaparece devido à presença intensa de conhaque. Boa surpresa de ésteres frutados em geral, especialmente maçã. Retrogosto de vinho banco seco e ligeiro amargor. Mesmo com 12% ABV de teor álcool, o calor alcoólico não é tão intenso.

Paladar: Corpo pesado, alta carbonatação com média a baixa persistência e notas de madeira do barril bem aparentes.

No geral: É uma Belgian Tripel extremamente gostosa, amadurecida em barris de carvalho de conhaque. O sabor de conhaque se destaca e mesmo tendo 12% ABV de teor alcoólico não é uma cerveja pesada.

Sobre a Meara Importação e Distribuição

Fundada em 2006, com sede em Campinas, São Paulo, a Meara Importação e Distribuição, trabalha buscando o que há de melhor no mercado nacional e internacional de cervejas de qualidade, possibilitando ao consumidor brasileiro o acesso a rótulos de renomada qualidade e prestígio.

A Meara adota as melhores práticas logísticas, para garantir que suas cervejas cheguem aos consumidores nos mesmos padrões de qualidade que são comercializados no exterior.

Mais sobre a Meara: http://www.meara.com.br/

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.