Produzindo Cerveja em Casa – Moagem

Moagem 1

Um dos primeiros processos do “dia da brassagem” é para o cervejeiro iniciante como um desafio, moer o malte que aparenta ser algo simples e sem muito trabalho pode ser o causador de muita dor de cabeça lá na frente.

Embora existam muitas embalagens de malte moído para a venda, o melhor malte para a sua cerveja é aquele que você irá moer antes da brassagem. Após moer o malte, ele deverá ser utilizado o quanto antes para que ele não comece a absorver a umidade do ambiente e então possa alterar as suas características originais. Além de ser mais fácil a criação de carunchos.

Moagem 1

Moer o malte se faz necessário para a abertura do grão, onde ele possa expor o endosperma, facilitando a ação das enzimas. A casca é utilizada na filtragem do mosto, portanto quanto mais intacta ela ficar, melhor.

A “moagem muito grossa” acaba prejudicando o volume final e eficiência do malte.

“Moagem muito fina” aumenta a presença de taninos e então a cerveja pode ganhar certa adstringência no sabor, além de correr um sério risco de haver “Stuck Sparge”

Desta forma o melhor jeito é ajustar o moedor de tal forma que não haja nenhum grão inteiro e durante a moagem não tenha muita produção de pó do malte.

Moedores

O moedor mais comum entre os iniciantes é comprado em lojas de ferragens ou de produtos agrícolas (além de brewshops), ele é manual e usado para moer milhos e outros grãos similares.

Moagem

Antes de moer os grãos para a sua receita, fique atento na regulagem dos discos, analise a saída dos grãos para ver a qualidade da moagem, após ter ajustado o equipamento você deverá estar com seus braços bem preparados porque isso poderá cansá-los.

Uma alternativa que todos adotam após certo tempo, é o uso de uma furadeira no lugar da manivela, mas, você deverá ficar atento por conta da quantidade de atrito que será gerado, caso você perceba um cheiro de queimado ou um aquecimento na furadeira, é melhor parar porque você está sobrecarregando seu equipamento. Utilize furadeiras com no mínimo 500w de potência, para não ter preocupações futuras.

Você poderá utilizar um equipamento muito conhecido por quem faz pão caseiro, os rolos cilíndricos que sovam o pão irão ajudá-lo na moagem e poderão dar boa qualidade ao processo, gerando pouco pó.

Moedor

Caso você queira automatizar a moagem, o motor de 1/3 cv irá dar conta do recado. Mantenha a rotação entre 180 e 300rpm.

Fique atento na qualidade do seu grão, o armazenamento e nunca deixe malte moído estocado por muito tempo. São pequenos cuidados que farão diferença no resultado final da sua cerveja!

Conteúdo produzido por Fabrício Domingues do site Das Brauer