Profissionais que são referência no setor cervejeiro da América Latina estarão no Cervecon

Congresso Latino Americano de Ciência e Mercado Cervejeiro está com inscrições abertas para palestras e apresentações de trabalhos científicos

BLUMENAU (SC) – O Vale do Itajaí, reconhecido na América Latina pela conservação da cultura europeia e a produção cervejeira, será invadido por profissionais de referência internacional no 1º Congresso Latino Americano de Ciência e Mercado Cervejeiro (Cervecon). O evento será realizado entre os dias 7 e 9 de julho no Parque Vila Germânica e na Escola Superior de Cerveja e Malte. Na programação inicial estão nomes de peso do segmento como o mestre em tecnologia de malte e cerveja, o sommelier argentino Martín Boan e o eleito um dos cinco melhores sommeliers de cerveja do Brasil em 2014, Alexandre Bazzo, que irão participar do debate sobre as tendências do Mercado Cervejeiro. A fundadora do laboratório de qualidade em microcervejarias, Gabriela Muller, vai apresentar questões sobre o Controle Microbiológico e o pesquisador da Embrapa Euclydes Minella, abordará os desafios e perspectivas da produção de cevada cervejeira, além de diversas outras discussões com foco na produção e gestão da bebida.

O Congresso contará com seminários e palestras, exposição de publicações técnico-científicas e a realização de uma Feira de Negócios do Mercado Cervejeiro. “Teremos uma programação especial para quem atua nos segmentos de gestão e produção cervejeira, pois os estudos cresceram muito nos últimos anos e queremos garantir o aprimoramento constante do setor’”, explica Nehemias Ramos, organizador do evento. A programação ainda não está fechada e novos nomes podem fazer parte da cartela de profissionais que integrarão o seminário. As inscrições para as palestras já estão abertas e podem ser feitas através do site do Cervecon.

Foto_001-2016 (Cervecon)

Exposição de trabalhos científicos

Além das palestras, o evento contará também com a exposição de trabalhos científicos sobre cevada e malte, processos de produção, envase, leveduras, lúpulo, análise sensorial e o mercado cervejeiro. As propostas serão publicadas em uma revista eletrônica que será utilizada como material de pesquisa e também expostas através de pôsteres no local do evento durante o congresso. Os interessados podem enviar os trabalhos para aprovação da comissão de avaliação até o dia 31 de maio, através do site do Cervecon.

Paralelo ao evento, será realizada a Feira de Negócios do Mercado Cervejeiro para fornecedores da indústria cervejeira. No local serão expostos produtos, serviços, máquinas, equipamentos, insumos e tecnologia para a fabricação.

Foto_005-2015 (Lab_microbiologia_menor_corte)

Programação inicial de palestras Cervecon (sujeita a alteração):

Quinta-feira (7 de julho):

Atividades pré-evento:

8h – Recepção na Escola Superior de Cerveja e Malte

9h às 12h – Impostos (aspectos tributários). Palestrante: Carlo Bressiani.

9h às 12h – Pensando fora da caixa: uso de especiarias e maturação em madeira na produção de cerveja. Palestrante: Idney José da Silva Júnior.

9h às 12h – Avaliação Sensorial no dia a dia das microcervejarias. Palestrante: Marcos Odebrecht.

9h às 12h – Sour Beer.

Programação científica:

12h30min – Credenciamento no palco principal do auditório da Vila Germânica

15h às 15h30min – Raio X do mercado de cerveja na Itália

15h30min às 16h – Intervalo e visita aos pôsteres

16h às 17h30min – Debate 1: Lei da Pureza Alemã

17h30min – Solenidade de abertura oficial do evento.

Sexta-feira (8 de julho):

8h15min às 9h15min – A Importância do controle e eliminação de microrganismos na manutenção da qualidade no processo cervejeiro – Palestrante: Roberta Bassi Soraes Jacinto.

9h20min às 9h50min – Relação Cervejarias x Ciganas.

10h às 1030min – Intervalo e visita aos pôsteres

10h30min às 11h20min – Lúpulo. Palestrante: Sandro Cocuzza.

11h30min às 12h30min – Controle Microbiológico em Cervejarias: o que os nossos Olhos Não Veem. Palestrante: Gabriela Muller

Almoço

14h às 14h50min – Produção brasileira de cevada cervejeira: situação, desafios e perspectivas. Palestrante: Euclydes Minella (Embrapa Trigo)

14h às 14h50min – Lúpulo

15h às 15h30min – Levedura

15h30min às 16h – Intervalo e visita aos pôsteres

16h às 17h30min – Debate: Canais de distribuição de Cerveja – Wolff, Carlo Bressiani (Moderador).

Sábado (9 de julho):

8h15min às 9h30min- Nuevas variedades de lúpulo y aplicaciones en la elaboración de cervezas – Roberto Francisco Biurrun Jayo (VLB – BERLIN)

9h40min às 10h30min – Comparação de Marketing: Vinho e Cerveja

10h30min às 10h50min – Intervalo e visita aos pôsteres

10h50min às 11h20min – El movimiento “Craft Brewer” logrando tamaños industriales, manteniendo la esencia artesanal – Roberto Francisco Biurrun Jayo (VLB – BERLIN)

11h30min às 12h20 – Flavors. Palestrante: Paulo Schiaveto.

Almoço

15h10min às 15h40min – Uso de Centrifuga na Finalização. Palestrante: Walter Borelli.

15h10min às 15h40min – Homebrewing: Técnicas e Mitos na Brassagem. Palestrante: Guenther Sehn.

15h40min às 16h – Intervalo

16h às 17h30min – Debate: tendências do Mercado Cervejeiro no Brasil e América Latina – Martín Boan, Alexandre Bazzo,

Carlos Bressiani (Moderador)

17h30min – Encerramento.

Escola Superior de Cerveja

Rua Elsbeth Feddersen, 72, Salto Norte, Blumenau.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do site e especialista em marketing digital é o cara que busca aumentar seu repertório de cervejas degustadas mesmo quando elas não são lá essas coisas.

Be the first to comment on "Profissionais que são referência no setor cervejeiro da América Latina estarão no Cervecon"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.