Collab entre cervejarias produz edição limitada de cerveja com lúpulo fresco

A técnica que utiliza lúpulo fresco em flor garante maior impacto do aroma e sabor da cerveja

As cervejarias Bohemia, Hocus Pocus, Colorado, Wäls, Goose Island e a Fazenda de Lúpulo de Santa Catarina da Ambev se uniram para produzir uma cerveja com um frescor diferenciado: a 27 horas Fresh Hop Lager, que utiliza lúpulo fresco em flor na receita, retém mais óleo essencial por não ter sido processado, o que resulta em um maior impacto do aroma e sabor da cerveja. Ela possui aroma de notas cítricas e herbais, remetendo a casca de limão, corpo médio-baixo, médio amargor, sabor cítrico e um bom drinkability, ou seja, é uma cerveja marcante, mas ao mesmo tempo que agrada a maioria dos paladares.

A nova cerveja ganhou o nome de 27 horas Fresh Hop Lager porque esse foi o tempo entre a colheita e o momento do uso do lúpulo fresco na receita. Esta matéria prima viajou de Santa Catarina, onde a Ambev mantém a produção do ingrediente, até a cervejaria Goose Island, na região de Pinheiros em São Paulo, onde a cerveja foi produzida.

“Nós estamos muito animados com esse lançamento. Produzir uma cerveja utilizando lúpulo fresco é algo pouco frequente no Brasil e nós cervejeiros amamos testar novas receitas e brincar com as possibilidades que as diferentes formas de preparo nos permitem. Os consumidores vão perceber ao provar a 27 horas que o uso do lúpulo em flor e fresco garante um sabor e aroma bem diferenciado a bebida”, afirma Marina Pascholati, cervejeira da Ambev na Goose Island.

Sobre o processo de fabricação da cerveja, Marina explica que após a etapa de fervura do mosto, eles transferiram o mosto cervejeiro de volta para a tina de clarificação, que possui um fundo falso com uma peneira. “Fizemos uma cama de lúpulo em flor por cima da peneira e recirculamos o mosto para que ele tivesse contato com o lúpulo fresco. Depois disso, voltamos o líquido para a tina de fervura e fervemos por mais alguns minutos. Depois, na etapa do whirlpool – processo que realiza uma filtragem na cerveja -, colocamos em imersão alguns bags com o lúpulo em flor e deixamos em contato por alguns minutos. Utilizamos o lúpulo fresco nessas várias etapas do processo de produção, garantindo o sabor especial da cerveja”.

A 27 Horas Fresh Hop Lager será comercializada na Goose Island Brewhouse e na Hocus Pocus em São Paulo. A cerveja é uma edição limitada e estará disponível em Chopp enquanto durarem os estoques.

27 horas Fresh Hop Lager

Estilo: Hoppy Lager

ABV: 5%

IBU: 25

Aroma notas cítricas e herbais, remetendo a casca de limão.

Corpo médio-baixo, médio amargor, sabor cítrico, bom drinkability.

Lúpulos usados: Alpha Aroma e Southern Cross, safra 2023.

Disponível nas cervejarias:

  • Goose Island Brewhouse: R. Baltazar Carrasco, 187 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05426-060

  • Hocus Pocus SP: R. Fernão Dias, 690 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05427-001

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

Be the first to comment on "Collab entre cervejarias produz edição limitada de cerveja com lúpulo fresco"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.