Dia de Responsa chega a sua sexta edição e acontece em 25 países.

Ambev sai às ruas em todo o país para promover consumo responsável

22 ONGs do Na Responsa! e comitês regionais de voluntariado da Ambev promovem ações de conscientização em comunidades brasileiras

Ambev e Easy Taxi lançam Desconto de Responsa em diversas capitais do País 

Responsa


Nesta sexta-feira, 18/09
, a Ambev comemora o Dia de Responsa. Pelo sexto ano consecutivo, a companhia mobiliza todos os seus funcionários para celebrar o compromisso da cervejaria com a promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas. Serão mais de 34 mil pessoas no País engajadas a conscientizar sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, de não consumir em excesso ou associado à direção.

O time de vendedores da Ambev sai às ruas para conversar frente a frente com garçons, atendentes e donos de bares e restaurantes. Eles pregam cartazes com mensagens alusivas ao consumo responsável e conversam sobre como lidar com situações do dia a dia para evitar o uso indevido de bebidas alcoólicas. Além disso, no Dia de Responsa, cerca de três mil gerentes e supervisores de vendas paralisam suas atividades habituais e se dedicam integralmente a aplicar treinamento aos profissionais de pontos de venda de todo o Brasil.

Até o fim do ano, a Ambev somará 350 mil pessoas treinadas em consumo responsável – marca que mostra o investimento e esforço da companhia em promover a conscientização em torno do tema. Criado pela companhia  em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso aborda, de forma dinâmica, a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado. Além de tratar sobre a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos e dos perigos do consumo excessivo.

Em diversas cidades do Brasil, a diretoria da companhia também participa da ação. Em rota na capital paulista, por exemplo, Bernardo Paiva, presidente da Ambev, levará mensagens de conscientização para bares da região. “Nosso maior objetivo é construir uma cultura de consumo responsável de bebidas alcoólicas no país e para isso precisamos da ajuda de toda a sociedade. Não nos interessa o lucro do consumo indevido de nossos produtos, mas apenas do uso moderado e saudável”, afirma Paiva.

Trabalho em rede
A Ambev acredita no trabalho em rede para alcançar o maior número de pessoas com mensagens sobre consumo responsável. Uma das frentes da companhia é o Na Responsa!, projeto em parceria com 22 ONGs de quatro Estados que também sairão às ruas no Dia de Responsa.

Em São Paulo, por exemplo, os jovens da Aldeia do Futuro realizarão esquetes teatrais na feira da comunidade de Americanópolis para promover o uso consciente de bebidas alcoólicas na região. A Cipó, em Salvador, promove intervenções artísticas com diversos grupos de dança e teatro em praças públicas do Subúrbio Ferroviário e Península de Itapagipe para conscientizar donos de bares e restaurante da região sobre a proibição do uso e venda desses produtos para menores de 18 anos. Além disso, haverá intervenção com grafite em painéis e rappers que farão freestyle com rimas e assuntos voltados para o consumo consciente.

Outras 20 ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Salvador terão atividades especiais para o dia. “Sonhamos grande e nosso sonho é ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor e sabemos que um mundo melhor não se constrói sozinho. Por isso, acreditamos no trabalho em rede, unindo empresas, órgãos públicos, instituições não governamentais e população em geral em torno de um objetivo em comum: o consumo responsável de bebida alcoólica”, afirma Eduardo França, diretor de Relações Corporativas, Sustentabilidade e Comunicação da Ambev.

Outro importante exemplo da eficiência desse esforço conjunto é o Cidade Responsável, projeto pioneiro da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), da qual a Ambev faz parte. Em prática há um ano em São Bernardo do Campo (SP), o programa tem como base seis pilares: educação, saúde, comunidade, compra e consumo, parcerias e comunicação. Com o apoio da prefeitura, secretarias municipais, redes de ensino, hospitais, e dos sindicatos regionais de bares, restaurantes, supermercados, hotéis e lojas de conveniências, está em prática um verdadeiro trabalho em rede em prol do consumo responsável em todo o município.

A mobilização virtual também vai ser grande. No Dia de Responsa, a empresa usará sua ampla plataforma digital, com sites e perfis em redes sociais institucionais e de suas marcas, para disseminar mensagens de consumo responsável e engajar cada vez mais pessoas. Além disso, clubes de futebol parceiros mudarão a capa do Facebook com imagens sobre o Dia de Responsa e também comentarão sobre a iniciativa no Twitter, enquanto celebridades postarão fotos segurando placas com #diaderesponsa.

Táxi de Responsa
Durante o fim de semana de responsa, Ambev e Easy Taxi promovem ação para dar desconto de 25% em corridas nas cidades de São Paulo, Brasília, Recife, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte, entre as 18h de sexta (18/09) e as 18h de domingo (20/09). O objetivo da ação é estimular que as pessoas deixem o carro em casa e usem táxi após o happy hour. Quem chamar táxi pelo aplicativo receberá 25% de desconto no valor total da corrida, limitado a R$ 15. Para ter acesso ao benefício, o usuário deve solicitar o táxi via aplicativo com o método de pagamento “Cartão de Crédito no App” e, antes de finalizar a corrida, basta colocar o código de desconto “AMBEV” no campo indicado. O valor de desconto será abonado no total da corrida.

índice

Comitês Bem Ambev
Mais de 800 funcionários que fazem parte dos comitês regionais de voluntariado da Ambev em todo o país vão realizar palestras e blitze de conscientização em bares, restaurantes e festivais gastronômicos para alertar a população sobre os perigos do consumo indevido de bebidas alcoólicas. Estão programadas ações nas cidades de Camaçari (BA), Fortaleza (CE), Sete Lagoas (MG), Jacarepaguá e Piraí (RJ), Viamão (RS) e Jacareí (SP). A expectativa é de que mais 63 mil pessoas sejam impactadas.

A Ambev e o consumo responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia acompanha as discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável.

420

As ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de Bar de Responsa, a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa!, Supermercado de Responsa e Papo em Família.

O Na Responsa! começou em 2010 e hoje reúne 22 ONGs de quatro estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 18 mil jovens diretamente, reuniu mais de 106 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,8 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber.

Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Na Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos do país. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.

Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina. As peças estão todas disponíveis gratuitamente no site: www.ambev.com.br/papoemfamilia.

Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas redes sociais: www.twitter.com/ambevbrasil e www.linkedin.com/company/ambev.

Be the first to comment on "Dia de Responsa chega a sua sexta edição e acontece em 25 países."

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.