Dia mundial do queijo: Beer Sommeliere dá dicas de como harmonizar duas paixões dos brasileiros – (SP)

Beer Sommeliere

Graças à sua diversidade de tipos, sabores, aromas e texturas, as cervejas são a melhor pedida para acompanhar os diferentes tipos de queijo, dos mais suaves aos mais gordurosos

 São Paulo, janeiro de 2019 – A oferta cada vez maior de rótulos e estilos de cerveja – das mais leves e refrescantes até as mais amargas e alcoólicas – permite que os cervejeiros apreciem a bebida na companhia de uma das iguarias mais consumidas no planeta: os queijos. Mas antes de abrir as garrafas e preparar uma bela tábua recheada de pedaços de brie, parmesão e roquefort para celebrar o Dia Mundial do Queijo, comemorado no próximo domingo, 20, é preciso estar atento a algumas regras que levam em conta, justamente, a textura, a complexidade aromática e de sabores dos queijos, assim como sua maturação. O mesmo vale para as cervejas e seus diferentes perfis de corpo, sabor, amargor e diversidade de ingredientes e estilos.

 De acordo com a Beer Sommeliere da Cervejaria Ambev, Carolina Loureiro, uma regra básica já pode ajudar aqueles que estão começando no mundo das harmonizações cervejeiras. “Como ponto de partida, vale a dica de que queijos leves pedem cervejas também leves e refrescantes. Já queijos fortes se dão bem com cervejas mais amargas e mais alcoólicas. Existem outros critérios também importantes, mas começando por esses já possível ter uma infinidade de sensações em uma experiência deliciosa”, afirma.

A seguir, listamos as melhores sugestões de harmonização gastronômica entre queijos e cervejas:

– Dois dos queijos mais consumidos pelos brasileiros são muçarela e queijo prato, ambos permitem harmonização por semelhança com algumas cervejas igualmente leves. Por isso, as pilsen e as american lager são ótimas pedidas. Alguns rótulos indicados são Skol Puro Malte, Brahma, Original e Serramalte;

– Outros queijos bastante consumidos pelos brasileiros, são o brie e o camembert. Suas características fazem com que harmonizem com cervejas mais aromáticas e frutadas, como as cervejas de trigo, por exemplo. A Colorado Appia, Hoegaarden e Brahma Extra Weiss.

– Os queijos azuis, como a gorgonzola e o roquefort, também fazem parte do gosto dos brasileiros. Por isso, para harmonizar com eles, cervejas que equilibrem seus sabores seriam o ideal. Estilos como IPA e porter, cumpririam esse papel por serem cervejas mais alcoólicas e amargas. As sugestões seriam a Goose IPA, Colorado Demoiselle e Bohemia 838 Pale Ale.

Be the first to comment on "Dia mundial do queijo: Beer Sommeliere dá dicas de como harmonizar duas paixões dos brasileiros – (SP)"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.