Palestra internacional é destaque do OuroBier 2018 na Sexta-Feira da Paixão

Especialista em produção caseira, o americano John Palmer fala sobre os princípios da fermentação

A segunda edição do Festival Internacional de Cerveja Artesanal de Ouro Preto – OuroBier – tem uma programação intensa de palestras e curso na Sexta-feira da Paixão (30/03), a partir das 9h, com a presença de nomes de peso do mercado cervejeiro nacional e internacional. O grande destaque é a presença do americano John Palmer, papa do homebrew, que vem ao Brasil para falar com muito conhecimento de causa sobre os princípios da fermentação e suas aplicações na cerveja artesanal.

John Palmer é conhecido mundialmente como especialista na produção cervejeira caseira. Engenheiro, com experiência em programas espaciais, ele é autor do best-seller ‘How to Brew’, publicado em 1999 e que está em sua quarta edição com mais de 400 mil cópias vendidas – sem falar nas traduções não-oficiais, inclusive em português, que circulam na internet. E também é autor de outros dois importantes livros sobre cerveja: ‘Brewing Classic Styles: 80 Winning Recipes Anyone Can Brew’ e “Water: A Comprehensive Guide for Brewers’.

Carlos Henrique Faria de Vasconcelos é o palestrante responsável pelo tema “Estabilidade de Sabor na Cerveja e a Importância da Gestão Sensorial”. Biólogo, especialista em Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cervejas é também o Mestre Cervejeiro da Hofbräuhaus. Suas qualificações incluem consultoria especializada em projetos de cervejarias; professor e coordenador da pós-graduação em Tecnologia Cervejeira do UniBH; professor da Associação Brasileira de Sommelier e coordenador do curso de Sommelier de Cervejas da ABS-MG; professor de “Bebidas” no curso de Gastronomia da UNA; professor de “Enologia e Enogastronomia” no MBA em Gestão Gastronômica e Hotelaria do Senac-MG e ex-professor da Doemens Akademie, de Munique/Alemanha e do Siebel Institute, de Chicago/EUA.

O manuseio de microrganismos selvagens assusta muitos cervejeiros, mas os resultados obtidos podem ser incríveis.Fernando Dotta abordará o uso desses microrganismos em sua palestra “Demônios cervejeiros: o maravilhoso mundo selvagem” e também sobre os fatores de segurança e fermentações de longa duração. Ele é Juiz BJCP, engenheiro mecânica com PhD em mecânica da fratura e cervejeiro caseiro especializado no uso de microrganismos selvagens e técnicas alternativas de fermentação. Também é Diretor Técnico da ConCerVap (Confraria de cervejeiros do Vale do Paraíba) e Engenheiro Sênior do Departamento Pesquisa e Desenvolvimento da Embraer. Em sua visão, a descoberta de estilos de cervejas exóticos e selvagens, aliada às técnicas alternativas de produções destas cervejas abriram um novo horizonte de estudos e experimentos.

Jamal Abd Awadallak é engenheiro químico, com mestrado e doutorado em Engenharia de Processos Bioquímicos, Professor da Universidade Federal do Paraná, onde ministra aulas de produção de bebidas fermentadas e destiladas, bem como desenvolve pesquisa na área de desenvolvimentos de novos microrganismos para aplicação em cerveja artesanal e Apresentador do canal BeerSchool no youtube, que hoje conta com 21 mil inscritos e mais de um milhão e meio de visualizações totais.  Seu tema será “Água Cervejeira – Impactos e ajustes”. O foco da palestra é desmistificar os processos de adequação da águapara produção de cerveja artesanal e proporcionar conhecimento aos participantes o suficiente para que sejam capazes de pediradequadamente um relatório de análises de água, interpretar o relatório e, a partir disso, adequar da melhor forma possível sua água à um estilo ou objetivo específico.

Após as aulas teóricas, o OuroBier também oferece um curso de produção de cerveja artesanal, ministrado pela equipe da Casa O.L.E.C. É um curso teórico-prático onde os alunos colocam a mão na massa e participam de todo o processo de produção, do grão ao copo. Aprendem tudo sobre ingredientes, equipamentos e processos de produção de cerveja artesanal e, ao final, estarão aptos a fazer sua própria cerveja em casa.

OuroBier

Sexta é dia de conhecimento e sábado de diversão. Dia 31 de março (Sábado de Aleluia), a cidade de Ouro Preto sedia a segunda edição do Festival OuroBier Fest, um dos mais novos e maiores eventos cervejeiros de Minas Gerais. O festival tem como foco principal a cerveja artesanal mineira e sua cadeia produtiva, mas suas atrações incluem também boa música, gastronomia e outras surpresas mais. Nesta edição, o OuroBier vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes cervejarias mineiras como: Verace, Krug Bier, Fürst, Velho Brasa, Backer, Cervejaria Loba, Dunk Bier, Prússia Bier, Cervejaria Caraça, Aleluia Bier, Mantrap, Serrana Bier, Füzessy Bier e Cervejaria Acadêmica. O evento terá ainda um estande especial para que cervejarias de outros estados exponham seus produtos.

Já a parte gastronômica, ficará por conta de 10 diferentes food trucks com opções variadas como sanduíches, massas, grelhados e também uma opção vegana, para realmente atender a todos os visitantes. O espaço do festival também foi ampliado para oferecer maior conforto, assim como o número de banheiros femininos. Adaptações em relação à primeira edição para tornar a experiência ainda mais prazerosa.

Palestras da 2ª edição do OuroBier Fest – Festival Internacional de Cervejas Artesanais de Ouro Preto

Data: 30 de março – Sexta-Feira da Paixão – a partir das 9h

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP – Ouro Preto – MG

Inscrições para os seminários e curso pelo site: www.ourobier.com.br

https://www.facebook.com/Ourobier-1856852751258649/

Mais informações: (31) 3551-2582 ou 98884-3416

Be the first to comment on "Palestra internacional é destaque do OuroBier 2018 na Sexta-Feira da Paixão"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.