Schornstein leva a cultura da cerveja artesanal à São Paulo Oktoberfest

Cervejaria produziu 25 mil litros para os 10 dias de festa. Público poderá degustar sete estilos de chope, entre eles, IPA, Pilsen, a Summer Ale (sem álcool) e a sazonal Oktoberfest

 

A Schornstein, tradicional cervejaria artesanal de Pomerode (SC), cidade tida como a mais alemã do Brasil, levará sete estilos de chope para a 6ª edição da São Paulo Oktoberfest, que acontece de 06 a 22 de outubro, no Complexo do Ginásio do Ibirapuera. Ao todo, serão dez dias de festa para celebrar a cultura e a arte cervejeira de qualidade.

O público poderá degustar um chope fresco, com a presença marcante de aroma e frescor diferenciado, que são fortes características da marca. Com o intuito de agradar os mais diversos paladares, as torneiras do estande da Schornstein contarão com os chopes Pilsen, IPA, IPA Tangerina, Weiss, Bock, Summer Ale (sem álcool) e o sazonal Oktoberfest, produzido especialmente para celebrar o evento.

“É nosso terceiro ano consecutivo na São Paulo Oktoberfest e isso nos traz uma satisfação imensa por se tratar de uma das principais festas do país, que tem o mesmo propósito que o nosso, que é divulgar a cultura cervejeira alemã e o valor da cerveja artesanal e sua superior qualidade”, diz Gustavo Barreira, CEO da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), grupo ao qual a Schornstein pertence.

A cervejaria contará com 40 torneiras de chope distribuídas nos três bares montados no festival – um dentro do Ginásio do Ibirapuera, dois do lado de fora. “Estamos com uma estrutura maravilhosa com espaços instagramáveis para o público eternizar essa experiência incrível que a tradicional festa da cerveja alemã proporciona”, comenta Gustavo.

Conheça os estilos de chope disponíveis na festa

A Schornstein IPA é uma das mais tradicionais, premiadas e conhecidas IPAs do mercado. Trata-se de uma IPA de coloração dourada intensa, de notas cítricas, frutadas e resinoso que deixa a receita refrescante e com bom drinkability, mas também com o característico e desejado amargor que o estilo pede.

Outra opção que já caiu no gosto do público e surpreende com sua refrescância é a IPA Tangerina, que leva o extrato da fruta e um dry hopping de Citra e Amarillo. Apresenta um corpo médio e espuma duradoura. A tangerina aparece de forma sutil no aroma e mais intensamente no paladar.

A Schornstein Oktoberfest é uma sazonal que se caracteriza por enaltecer os sabores e aroma do malte, remetendo a notas de pão e de sua casca, sutil tostado, amargor pronunciado e um final seco. Estilo Märzen, é a cerveja típica da tradicional festa alemã.

A leve e refrescante Pilsen é uma clássica representação do estilo com seu aroma que remete ao malte, cereais e notas de panificação, características que se confirmam no paladar.

A Summer Ale é a primeira cerveja sem álcool da cervejaria. Refrescante e ao mesmo tempo intensa, a bebida recebe dry hopping do lúpulo Comet e traz notas de malte, frutas amarelas e cítricas como a tangerina e o grapefruit e herbais. Baseada no estilo Summer Ale, é uma cerveja de alta fermentação, de cor clara e leve, ideal para quem não abre mão de uma boa cerveja, mas não pode ou não quer consumir bebida alcoólica.

Estilo clássico e típico da Alemanha, a Schornstein Weiss é uma bebida de trigo com coloração amarelo intenso. É turva e tem evidenciado o aroma de banana e cravo, o que traz refrescância à receita.

A Schornstein Bock é uma bebida robusta, que apresenta alta complexidade devido à escolha de maltes especiais que atuam como protagonistas. Remete ao caramelo, toffee, tosta e um sutil amadeirado, complementado por um leve herbal.

Tradição cervejeira

A Cervejaria Schornstein foi uma das primeiras fábricas de cerveja artesanal brasileira, fundada em junho de 2006, em Pomerode (SC), cidade que tem fortes traços da cultura alemã. Sua sede fica em uma edificação histórica, o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga, atualmente, o brewpub Schornstein Kneipe, que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Vem daí o nome Schornstein que, em alemão, significa chaminé.

Conhecida por fabricar uma “cerveja com alma”, a Schornstein resgata o talento natural para produzir cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina.

Com várias medalhas de excelência conquistadas em concursos cervejeiros nacionais e internacionais, a marca produz diversos estilos de cerveja como IPA, Bock, Weiss, Pilsen, Stout e APA, entre outras. Saiba mais sobre a CBCA e suas marcas em www.cbca.com.br.

Para saber mais sobre a 38ª Oktoberfest Blumenau e adquirir o ingresso, acesse o site www.oktoberfestblumenau.com.br.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

Be the first to comment on "Schornstein leva a cultura da cerveja artesanal à São Paulo Oktoberfest"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.