2ª EDIÇÃO DO MAPA CERVEJEIRO É LANÇADA NO LAMAS BREW SHOP BH

Guia traz a indicação geográfica de 118 empreendimentos, em 40 cidades mineiras

Será lançada nesta terça-feira, dia 27/06, às 19h30, no Lamas Brew Shop, em Belo Horizonte, a segunda edição do Mapa Cervejeiro de Minas. Ao todo, a publicação traz a indicação geográfica de mais de 70 cervejarias, em 40 cidades mineiras, além de 48 bares, restaurantes, hotéis, eventos e lojas de insumos cervejeiros.

De acordo com a organizadora do circuito, Cindra Gomes, houve um aumento de mais de 20% no número de empreendimentos cervejeiros em comparação com a edição de 2016. “No ano passado, tínhamos 49 cervejarias registradas. Neste ano, são mais de 70. E ainda temos conhecimento de mais de dez cervejarias que estão aguardando a aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para começar a funcionar”, destaca.

“O mercado de cervejas especiais tem crescido muito, especialmente em Minas Gerais. O Mapa é uma ótima iniciativa para fomentar o setor, contribuindo para o crescimento de todos”, ressaltou o cervejeiro José Bento Valias Vargas, sócio do Lamas Brew Shop BH – casa especializada em equipamentos e insumos cervejeiros.

O Mapa Cervejeiro é uma iniciativa da Estrela Brasil Produções, com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e apoio do Sindbebidas-MG, Lamas Brew Shop e da Confraria do Malte.  O guia pretende fomentar um circuito de experiências, consolidando Minas Gerais como um Estado de referência em boas cervejas. “Nosso objetivo é mostrar um panorama favorável à atividade turística cervejeira para negócios, além do turismo de experiências”, destaca Cindra.

A publicação terá uma tiragem de 10 mil exemplares, divididos em dois lotes. O primeiro lote será distribuído gratuitamente nas cervejarias parcerias e o segundo lote será vendido pelo valor máximo de R$ 5, como forma de promover a sustentabilidade do projeto.

Cenário

Minas Gerais é o segundo estado do país em volume de produção, com mais de 13,5 bilhões de litros (dados de 2013) – ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Além disso, a capital mineira tem a maior relação de bares por habitante no Brasil, com mais de 12 mil estabelecimentos, no total.

O mapa cervejeiro continua acompanhando o crescimento deste segmento, de forma sistêmica, consolidando e fortalecendo seu propósito de ser uma plataforma que agregue e promova ações da atividade turística da cadeia produtiva da cerveja.

“É importante ressaltar o mapa tem a participação apenas de cervejarias registradas. Se contássemos as cervejarias ciganas, estaríamos com mais de 100 produtores. Com a inclusão no simples nacional em 2018, a expectativa é que o número de microcervejarias e outros empreendimentos cresça ainda mais”, ressalta Cindra.

Cindra aponta, ainda, que diversos tipos de empreendimentos e ações também surgem para atender as demandas que vão além do consumo. “Aumento de lojas de equipamentos e insumos, intercâmbios, visitas técnicas, experiências de cross-branding, pesquisas, cursos mais estruturados e eventos técnicos, evidenciando a gênese de uma nova atividade turística, pautada em crescente oferta e demanda:  o turismo cervejeiro de negócios”, avalia.

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