Ainda existe espaço para mais cervejarias no Brasil?

Praticamente todos os dias se abre uma cervejaria no Brasil, mas como isso pode influenciar e impactar o mercado das cervejas artesanais?

Esses registros de cervejarias estão divididos entre ciganas e fábricas.

As cervejarias ciganas são aquelas que não possuem seu próprio local, produzindo sua cerveja em uma ou diversas fábricas com um acordo pré-estabelecido.

Mas maioria dos dados é referente à abertura de cervejarias e não informam que por outro lado, grandes investimentos também fecham as portas devido a problemas de gestão e/ou produtos.

Um dos fatores para que o número de cervejarias aumente é a grande fatia de mercado que ainda tem muito a ser explorada, tendo em vista que somando todas as mais de mil existentes em território nacional, não ocupam 2% das vendas anuais.

Mas existem outros pontos a serem analisados, como o fato do consumidor de cervejas especiais/artesanais sempre estar optando por experimentar novos rótulos diariamente, totalmente diferente daquele cervejeiro tradicional que não descarta sua cerveja “pilsen” e não a troca por nada.

Para garantir que o consumidor retorne e busque novas cervejas de sua marca, a cervejaria deve fazer um balanço e análise de perfil de seus clientes, sabendo se aquele prefere cervejas mais trabalhadas, exóticas e raras ou se apenas irá diferenciar com relação ao custo benefício. Esse impasse tem dificultado a vida de cervejeiros que ficam no meio do caminho, principalmente pela fábrica não comportar muitos estilos em seu processo de produção.

Existem diversos relatos de cervejarias que até pouco tempo tinham um portfólio de 12 a 15 rótulos e após muito estudo, principalmente sobre o seu público alvo, reduziram para 6 ou 7 estilos que trariam melhores retornos para a fábrica.

Não se pode esquecer que por trás de toda cervejaria existe uma empresa que tem contas (e são muitas) a pagar, dependendo do retorno exclusivo das vendas.

O caminho é longo para abertura de uma cervejaria, mas certamente tem espaço para aqueles que estão comprometidos a entregar produtos de qualidade em um mercado extremamente exigente. Nesse assunto o Brasil segue as tendências americanas em que o crescimento das cervejas artesanais não para, principalmente por conta dos consumidores.

O trabalho vai além da criatividade de novos rótulos e produtos, onde um estudo geral tende a ser o melhor investimento para garantir o direcionamento de capital de uma forma ideal.

A maior dificuldade será entender o mercado e se qualificar naquilo que o seu público alvo tanto espera: Cervejas Boas.

About the Author

Arthur Müller - Expresso Cervejeiro
Um apaixonado por cervejas especiais, formado em Tecnologia Cervejeira entre outros cursos da área. Criador do Expresso Cervejeiro no Instagram onde apresentamos dicas e cursos para cervejeiros que querem começar ou que já fazem suas cervejas.

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